Oficina do Parlamento Jovem faz alunos refletirem sobre dilemas morais
A atividade proposta no último encontro, dia 26/04, teve a intenção de fazer com que os alunos do Parlamento Jovem pensassem sobre dilemas morais. Os dilemas são problemas em que a moralidade é relevante para a escolha. Além disso, fatores culturais, emocionais e religiosos também influenciam na decisão do indivíduo.
Os estudantes foram divididos em grupos de 3 pessoas e receberam uma folha com 4 situações hipotéticas.
1. O trem descontrolado
Um trem vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Mas você tem a chance de evitar a tragédia acionando uma alavanca que leva o trem para outra linha, onde ele atingirá apenas uma pessoa. Você mudaria o trajeto, salvando as 5 e matando 1?
( ) Mudaria
( ) Não mudaria
2. O trem descontrolado (2)
Imagine a mesma situação anterior: um trem em disparada irá atingir 5 trabalhadores desprevenidos nos trilhos. Agora, porém, há uma linha só. O trem pode ser parado por algum objeto pesado jogado em sua frente. Um homem com uma mochila muito grande está ao lado da ferrovia. Se você empurrá-lo para a linha, o trem vai parar, salvando as 5 pessoas, mas liquidando uma. Você empurraria o homem da mochila para a linha?
( ) Empurraria
( ) Não empurraria
3. Os limites da promessa
Um amigo quer lhe contar um segredo e pede que você prometa não contar a ninguém. Você dá sua palavra. Ele conta que atropelou um pedestre e, por isso, vai se refugiar na casa de uma prima. Quando a polícia o procura querendo saber do amigo, o que você faz?
( ) Conta à polícia
( ) Não conta à polícia
4. Choque de cultura
Você é um funcionário da FUNAI, trabalhando na Amazônia sob ordem expressa de jamais intervir na cultura indígena. Passeando perto de uma clareira, nota que ianomâmis estão envenenando o bebê de uma índia, que está aos prantos. Você impediria a morte do bebê?
( ) Impediria
( ) Não impediria
Na primeira situação apresentada, a maioria dos alunos tiveram a mesma opinião de que mudariam a alavanca e salvariam o maior número de pessoas. Os dados batem com a pesquisa feita pela revista Time, na qual 97% dos leitores também salvariam 5 vidas, seguindo a doutrina do utilitarismo em que o objetivo deve ser a felicidade para o maior número de pessoas.
Nas outras situações as respostas foram mais divergentes. Em alguns casos os alunos acharam correto intervir nas situações apresentadas e em outros casos eles acharam melhor não se manifestarem. Ao final da dinâmica, o Coordenador da Escola do Legislativo, Claudiney Mata, leu algumas considerações sobre cada situação e pontuou que não há resposta certa ou errada para cada caso, mas que é importante debater e ouvir outras opiniões, pois essa é das propostas do Parlamento Jovem.