Alunos do PJ VRB participam das oficinas de redação das propostas
Nos dias 14/06 e 17/06, os alunos do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco se encontraram no Plenário da Câmara Municipal para a realização das oficinas de redações das propostas. Desde março, os estudantes se encontram, semanalmente, para debaterem sobre o tema e aprenderem mais sobre política e a criação de leis.
Nas oficinas de redação, o coordenador da Escola do Legislativo, Claudiney Malta, explicou quais são os requisitos necessários para que uma boa proposta seja aceita e votada por outros estudantes. Por exemplo, é importante que ela seja constitucional, ou seja, não vá contra nenhum dos preceitos da Constituição Federal. É importante também que a proposta não onere os cofres públicos e que seja inclusiva a todos os envolvidos.
Além disso, Claudiney falou sobre o trabalho dos coordenadores e relatores, que devem ser definidos até a próxima semana, para começarem no auxílio dos grupos. Os alunos serão divididos em 3 grupos e cada um representará um subtema: Subtema 1 – Desigualdades socioeconômicas, Subtema 2 – Violência por motivos étnicos-raciais e Subtema 3 – Direitos às identidades e à diversidade cultural. Assim, cada coordenador e relator terá a responsabilidade de coordenar e relatar tudo acerca das propostas do seu grupo.
Os coordenadores e relatores irão mediar e coordenar os estudantes no Grupo de Trabalho (GT) que irá acontecer no dia 26/06 e, no dia 27/06, será realizada a Plenária Municipal para a escolha e definição das propostas do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco que serão levadas para a Plenária Regional.
Na Plenária Municipal, os estudantes do Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco também devem definir qual será o tema sugerido para edição de 2020 do Parlamento Jovem de Minas.