Prédio da Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco entrará em obras a partir de Março
Quem visita a Casa do Povo para se encontrar com algum parlamentar, usar as instalações do CAC, ou para acompanhar as reuniões no plenário, constata o que já vem sido alertado há muitos meses por servidores e vereadores: a condição de degradação da estrutura da Câmara chegou ao seu limite.
Partes do teto acima do plenário e do Espaço Cultural Dr. Diogo Braga Filho estão completamente soltas e podem cair a qualquer momento. Infiltrações escorrem nas paredes de várias salas, como o setor de Informática & Comunicação, gabinetes dos vereadores e a sala do “Plenarinho”, uma das mais afetadas pela deterioração do prédio. As instalações elétricas já começam a sentir os efeitos dessas infiltrações. Quedas de energia e lâmpadas que não acendem já fazem parte do cotidiano dos servidores e, dos oito banheiros do prédio, apenas três estão em pleno funcionamento.
.
Fiel à política de zelo ao bem público, o Presidente Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba), desde o início de sua gestão, tem trabalhado para que se tornasse possível uma reforma na sede da Casa do Povo e esta reforma está prestes a ter o seu início.
Depois de muitos meses de reuniões, formação de comissões e de um processo licitatório concorrido, a empresa LESSA ENGENHARIA, com sede em Viçosa, foi a vencedora da licitação, com a proposta orçada em R$ 347.146,68 (trezentos e quarenta e sete mil, cento e quarenta e seis reais e sessenta e oito centavos), vencendo a Aguiar Engenharia, de VRB, que havia apresentado orçamento no valor de R$ 372.377,93 (trezentos e setenta e dois mil, trezentos e setenta e sete reais e noventa e três centavos). As duas empresas foram as únicas, entre cinco empresas, que cumpriram todos os critérios de classificação.
.
O cronograma do projeto prevê uma duração entre quatro a seis meses para a execução total da obra, que tem como foco principal o telhado do prédio, uma vez que as infiltrações acabam afetando todas as repartições. Fachada e banheiros também terão atenção especial.
A obra está dividida em quatro etapas, sendo prevista a execução de uma etapa por mês, começando pelo telhado.
As atividades do legislativo não serão interrompidas durante o projeto, havendo apenas remanejamento das salas e adaptação das reuniões ordinárias e extraordinárias.
.
“O prédio da câmara está em condições precárias. Muitas goteiras, placas do teto caindo, invasão de pombas pelos buracos do telhado... Precisamos cuidar da nossa casa, dar à sede do legislativo uma boa estrutura para atender bem os cidadãos rio-branquenses e também garantir aos servidores e vereadores condições dignas de trabalho. Este será o meu compromisso”, disse o Presidente Gerson.
.
Através das redes sociais e site da Casa do Povo, o cidadão rio-branquense terá informações sobre o funcionamento do órgão e andamento da obra, desde o seu início, até a conclusão.