Plenário aprova PLs sobre programas de tratamento de fibromialgia e inclusão digital para idosos

por Analista de Comunicação — publicado 12/03/2025 09h55, última modificação 12/03/2025 10h01

Dois Projetos de Lei de autoria do vereador João Batista de Freitas do Nascimento foram aprovados na sessão desta terça-feira, 11. As proposições instituem o Programa de Atendimento Multidisciplinar para Tratamento da Fibromialgia no Município e o Programa Municipal de Inclusão Digital para Idosos.

O presidente Marinho José de Almeida Neto iniciou a sessão, justificando a ausência do secretário Cláudio Roberto de Castro e registrando ofícios e Moções de Pesar. Em seguida, a Tribuna Democrática foi concedida para a representante da ONG “Fome de Viver”, Lílian Aparecida Rodrigues, que agradeceu aos parlamentares pela promulgação da Lei 1768/2025, a qual trata da criação da Casa do Autista. (Ouça o resumo)

As indicações e os requerimentos foram aprovados, com exceção do Requerimento 37/2025, de autoria do vereador Guilherme Guimarães de Azevedo, reprovado por 5 a 4, que solicitava à Câmara Municipal a realização de Audiência Pública para debater o Projeto de Lei Complementar 142/2025, que atualiza os valores da taxa de coleta, remoção e destinação final de Resíduos Sólidos Urbanos e Industriais.

O vereador Alex Vinícius Coelho retirou da pauta o Projeto de Lei Ordinária 2158/2025 para modificações. 

Os dois projetos de autoria do parlamentar João Batista de Freitas do Nascimento, foram discutidos e aprovados por 9 a 0.

“Com aprovação, o PL 2153/2053 representa um grande avanço na qualidade de vida para quem vive com essa síndrome. A abordagem multidisciplinar, proposta por meio deste projeto, propõe tratamento completo e eficaz, tendo em vista os diferentes profissionais que atuarão para o bem-estar dos pacientes”, avaliou o parlamentar.

O vereador João Batista de Freitas também comentou sobre o Projeto de Lei Ordinária 2156/2025. “Esse PL tem por objetivo o atendimento especializado e a alfabetização digital, visando à inclusão de idosos, ampliando o acesso à tecnologia para pessoas acima de 60 anos residentes no Município”.

A sessão completa está disponível no canal TV Câmara, no YouTube.