Parlamento Jovem VRB participa da Etapa Estadual em Belo Horizonte

por Analista de Comunicação publicado 26/09/2019 08h55, última modificação 22/09/2021 11h16

  A última etapa do Parlamento Jovem acontece com a plenária final que ocorre anualmente em Belo Horizonte, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O tema do PJ desse ano foi "Discriminação Étnico-Racial" e os alunos se reuniram entre os dias 18 a 20 de setembro para discutirem e aprovarem as propostas do tema, bem como escolher o assunto a ser trabalhado em 2020.

  Representando Visconde do Rio Branco, estiveram presentes o Coordenador da Escola do Legislativo Claudiney Malta, o monitor Giancarlo Bragatto e o aluno Emerson Franco. 124 estudantes participaram das atividades desenvolvidas na Assembleia, representando mais de 4000 mil jovens que fizeram parte do projeto em 2019, em todos os 16 polos participantes.

               

Na quarta-feira, dia 18, os alunos se encontraram no Palácio da Inconfidência e foram conduzidos até a parte externa da Assembleia para uma dinâmica de entrosamento com músicas que contextualizavam o tema desta edição. Depois, os participantes foram divididos em grupos conforme a pré-divisão de subtema para participarem das oficinas de vivências temáticas.

Orientados por instrutores de artes cênicas, os estudantes puderam demonstrar todo o seu conhecimento e envolvimento com o tema em apresentações feitas por pequenos grupos, os quais encenavam a discriminação étnico-racial para todos os demais estudantes e plateia presente.

Escolha do tema 2020

Durante o segundo dia da etapa estadual, os alunos se reuniram no Auditório José Alencar Gomes da Silva para discutir e votar acerca do tema do PJ 2020. Esse ano 3 temas já haviam sido previamente escolhidos: "Jovens no Mercado de Trabalho", Saúde Mental de Jovens" e "Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável".

Sete estudantes advogaram em favor de cada um dos três temas e depois houve a votação. O tema escolhido foi o meio ambiente e desenvolvimento sustentável e os motivos apontados pelos alunos foram o aumento das queimadas no Brasil, principalmente na Amazônia, e o rompimento da barragem que aconteceu em Brumadinho.

No mesmo dia, no período da tarde, os estudantes se reuniram em 3 grupos, cada um abordando um subtema: Desigualdades socioeconômicas”, “Violências por motivo étnico-racial” e “Direito às identidades e à diversidade cultural”,  para a priorização  de 12 propostas para serem levadas à plenária final. 

 No terceiro dia, o encontro começou com a foto oficial do evento na escadaria da Assembleia e depois os alunos seguiram para o Plenário Juscelino Kubitschek para iniciarem a Plenária Estadual.

 
Foto: Assessoria de Comunicação da Assembleia de Minas 

Ao final, 16 sugestões foram aprovadas para compor o documento final do PJ Minas 2019, que será entregue à Comissão de Participação Popular da Assembleia. As matérias aprovadas tratavam de medidas protetivas e de assistência socioeconômica a índios, ciganos e negros e direitos à identidade e diversidade cultural. Essas propostas podem virar projetos de lei ou pedidos de providência ao poder público. 

                             Foto: Assessoria de Comunicação da Assembleia de Minas