Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco realiza oficinas semanais para fomentar a discussão com os alunos

por Analista de Comunicação publicado 23/04/2019 11h50, última modificação 23/04/2019 11h50

Todas as quintas-feiras, os alunos participantes do Parlamento Jovem se encontram na Câmara Municipal para debater e discutir conceitos relativos à formação política e sobre o tema do PJ desse ano, que é a discriminação étnico-racial.

Ponha-se no lugar do outro

Em uma das oficinas, os alunos foram convidados a se colocarem no lugar de outras pessoas para debaterem a importância do Parlamento Jovem para a cidade.
Quatro grupos foram criados e cada um deles representava uma classe: professores, familiares e ex-participantes do PJ, imprensa da cidade e agentes políticos.
Os alunos deveriam discutir se esses representantes eram atuantes no Parlamento Jovem de Visconde do Rio Branco e como eles poderiam se tornar mais ativos para ajudar o projeto.

Criando um país

Outro tema abordado nas oficinas foi a construção de um país. A intenção era trabalhar com conceitos da Constituição Federal de uma forma mais simples. Dessa forma, os 3 grupos precisaram pensar e discutir sobre 16 questões sobre a criação de uma nação.

As perguntas eram relativas a parte legislativa e judiciária de um país. As respostas foram bastante interessantes e dois dos três grupos escolheram uma república parlamentarista como forma de governo.

Foi discutido também quem poderia votar e se eleger, e em ambos os casos, os estudantes destacaram a importância da formação escolar para votar e a necessidade da formação política para ser votado. Além desses temas, também foi discutido o que aconteceria com quem descumprisse as regras.

Ao final, os grupos discutiram quais seriam as melhores alternativas para governar um país e qual seria a melhor forma para a população viver.