Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata

por Analista de Comunicação publicado 05/11/2019 12h45, última modificação 22/09/2021 11h14

Você sabia que o câncer de próstata é a 2ª maior causa de morte entre homens? A maior parte dos brasileiros só faz os exames quando levados pela família ao médico e essa situação é bastante preocupante.

A próstata é uma glândula masculina que tem forma de uma noz e fica logo abaixo da bexiga e à frente do reto. O órgão envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada da bexiga. Durante o funcionamento da próstata, algumas células podem se desenvolver e multiplicar de forma anormal, provocando o surgimento de um tumor.

Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mês de Novembro foi escolhido mundialmente para combater a doença. Esse é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Além dos exames periódicos, é possível diminuir os riscos da doença com alimentação saudável e equilibrada, a prática de exercícios físicos, a ida regular ao médico e abrir mão de vícios como cigarro e bebida. Por isso, procure um posto de saúde e agende sua consulta!