Nasce uma nova Identidade Visual para a Câmara de Visconde do Rio Branco

por vrb publicado 24/02/2021 10h25, última modificação 22/09/2021 11h01
Sem abrir mão da tradição, novo design remete à busca constante pela modernidade e proximidade com a população
Nasce uma nova Identidade Visual para a Câmara de Visconde do Rio Branco

Apresentação da nova identidade visual da Câmara

A criação da marca para a Casa do Povo era um anseio dos colaboradores e foi amplamente abraçada pela atual gestão, buscando desenvolver uma identidade que simbolize o dinamismo das ideias que norteiam o trabalho do Legislativo, onde nenhum ponto de vista poder ser desprezado ou deixado de ser debatido.

Entre reuniões, pesquisa, rascunho e alterações, o processo de criação durou cerca de quatro semanas. “O desafio era criar uma marca que fosse moderna, em consonância com o design contemporâneo das instalações, mas que ao mesmo tempo respeitasse a tradição de uma instituição com mais de 70 anos”, pontuou o designer responsável pelo projeto.

A fachada da Câmara foi mantida como objeto principal do logotipo que é composto, ao todo, por 9 elementos, representando os 9 vereadores da casa. Os 3 elementos principais em azul representam a união dos 3 poderes e as formas triangulares que dão sustento para a fachada homenageiam o signo da bandeira do Estado de Minas Gerais.
Tons de azul, verde e vermelho, cores retiradas do brasão do município, dão dinamismo e destaque ao logotipo, quando for inserido em peças publicitárias que permitam sua utilização em cores.

A versão “vazada” da fachada foi inspirada em um trecho do primeiro artigo da Constituição Federal, onde se afirma que ‘Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente’. A marca da Câmara reforça a filosofia de que aqui o debate é proposto pela população e é para ela que a atuação do Poder Legislativo deve estar voltada.

O slogan visa resgatar a ideia de que o Poder Legislativo deve sempre cumprir com seus objetivos principais, ser um local onde todos os cidadãos tenham voz, representatividade e amparo. Ser, de fato, a Casa do Povo.

A implantação da marca se dará em etapas, começando pela comunicação digital da Câmara (Mídias sociais e Site). Em seguida, daremos início ao processo de adequação dos documentos, objetos e imagens vinculadas à Casa.