Estudantes participam do Encontro em Juiz de Fora
Os estudantes participantes do Parlamento Jovem Minas em Visconde do Rio Branco foram a Juiz de Fora onde se reuniram com estudantes das demais cidades do pólo para o 1º Encontro Regional da edição 2018 do projeto. Durante o encontro, os alunos participaram de atividades de entrosamento e dinâmicas com o professor de Artes do Colégio dos Jesuítas, Marco Bavuso, de debates sobre o tema que é "Violência contra a Mulher" e assistiram a uma palestra da Titular da Delegacia da Mulher de Juiz de Fora, a delegada Ione Barbosa.
Juiz de Fora é cidade pólo do Pólo Zona da Mata II e Caparaó. Além de Juiz de Fora, integram o pólo as cidades de Viçosa, Visconde do Rio Branco, Ponte Nova, Piedade de Ponte Nova, Tombos e Paula Cândido.
De forma descontraída, o professor Marco Bavuso aplicou uma dinâmica para "quebrar o gelo" e tornar os estudantes mais familiarizados com os colegas das outras cidades que compõem o Pólo.
Na palestra, a delegada Ione Barbosa falou sobre diversos assuntos que envolvem a violência contra a mulher, como a Lei Maria da Penha, os tipos de violência e o feminicídio. Segundo ela, “em briga de marido e mulher deve-se sim meter a colher. A violência doméstica é repetitiva. O filho que vê o pai batendo na esposa se acostuma com a situação e vai repetir este comportamento em sua própria casa quando adulto”. Além disso, Ione lembrou que a Lei da Maria da Penha é válida não apenas para o matrimônio, como é senso comum, mas em qualquer relação íntima, como no caso de namorados ou "ficantes".
A parceria entre Escola do Legislativo Antônio Pedro Nolasco, Prefeitura Municipal e Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco proporcionou aos estudantes o transporte para Juiz de Fora com conforto e segurança. Os estudantes também contaram com o acompanhamento das psicólogas Karina Costa e Mayane Araújo, que realizam trabalho voluntário junto ao Parlamento Jovem em Visconde do Rio Branco.