Câmara recebe Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente para esclarecimentos

por Analista de Comunicação publicado 25/10/2019 11h35, última modificação 22/09/2021 11h14

A pedido do Vereador Sérgio Aroeira Braga Filho (PSL), por intermédio do requerimento nº 90/2019, foi requerida a presença do Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, João Paulo Franco Machado Reis, para esclarecimento acerca dos projetos desenvolvidos por essa pasta.

No dia 21/10, em reunião ordinária, João Paulo veio até a Câmara para conversar sobre os questionamento dos vereadores. Ele iniciou a sua apresentação explicando sobre a demora da sua presença, que já havia sido requisitada em outras ocasiões, pela dificuldade de estar disponível à noite por problemas pessoais.

Em seguida, o secretário falou sobre a divisão de tarefas dentro da Secretaria e explicou um pouco do trabalho de cada área como a manutenção de podas de árvores, aterro sanitário e vigilância sanitária, inclusive auxiliando na abertura e manutenção de atividades relativas ao Microempreendedor Individual.

João Paulo fez um panorama do desenvolvimento da Agricultura na região. No passado, a usina de cana de açúcar movimentava a região com a plantação de cana. Agora, depois de 20 anos do seu fechamento, a cidade se desenvolve em outras áreas, como fruticultura, hortifruti, pecuária de corte e de leite e a avicultura.

Durante as reuniões relativas ao plano diretor, o secretário conseguiu mapear quais são as maiores demandas da população, como limpeza das vias urbanas, asfaltamento, iluminação pública e cursos profissionalizantes.

Depois da explicação sobre o trabalho da secretaria, a reunião prosseguiu com as perguntas dos vereadores. O Vereador Serginho questionou sobre as parcerias da prefeitura com a EMBRAPA e com a Universidade Federal de Viçosa e do uso das máquinas na região.

Além disso, o Vereador Gerson Gomes (PTC), questionou sobre o trabalho feito pela COPASA em conjunto com a secretaria, pois diferentemente do que João Paulo apontou, o vereador disse que a Comissão Especial de Inquérito constatou a inoperância da empresa em vários pontos da cidade, inclusive com o descarte inadequado de esgoto perto das nascentes de água.

O vereador Hugo Elias (SD) questionou sobre o uso das máquinas da prefeitura em propriedades particulares e o secretário disse que essa é uma questão bastante complicada. O Ministério Público já recomendou que o uso seja realizado estritamente em estradas e locais de responsabilidade da prefeitura, mas o próprio ato de passar a máquina por dentro de uma propriedade particular já causou problemas por possível uso indevido.

O vereador Alex Coelho (PT) ressaltou que a constituição permite que o município legisle sobre essa temática, possibilitando o atendimento de todos os produtores agrícolas com as máquinas rurais.

Ao final, o vereador José Silvio Gomes (MDB) pediu que a secretaria desenvolva mais projetos em conjunto com a comunidade para modernizar os meios de produção tanto do plantio quanto da produção de gado e de leite na região.