Câmara recebe funcionários da Prefeitura e EMATER em audiências públicas
Audiência pública da Prefeitura
No dia 18/03, a Câmara Municipal recebeu Luiz Fernando Silva, Controlador Geral do Município e Marileia Medeiros, Diretora do Departamento de Contabilidade para a prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2018 da prefeitura de Visconde do Rio Branco.
Os servidores trouxeram os relatórios detalhados para apreciação dos Vereadores e os comparativos dos períodos. O principal problema enfrentado pela prefeitura é o déficit de repasse do estado de Minas Gerais, que já chega a 16 milhões em Março de 2019. Os atrasos começaram no ano passado e estão se acumulando prejudicando a Saúde, Educação e Assistência Social do Município.
Audiência Pública EMATER
No dia 25/03, a Câmara Municipal recebeu os Extensionistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (EMATER-MG) representada pelos colaboradores, José Domingos e Laurência Azevedo. Os representantes apresentaram o relatório de atividades referente ao ano de 2018.
O relatório anual faz parte da prestação de contas sobre o investimento realizado pela Prefeitura e Câmara na EMATER, que busca promover o desenvolvimento sustentável de Visconde do Rio Branco por meio da assistência técnica e extensão rural. Os extensionistas trouxeram dados atualizados do município, que atualmente tem uma população total de mais de 42 mil habitantes, sendo que mais de 6 mil deles vivem em áreas rurais do município.
O relatório mostrou também os principais produtos agropecuários produzidos na região com destaque para a manga, banana, folhosas e a bovinocultura para corte e de leite. Além disso, José Domingos e Laurência destacaram a importância da manutenção dessa parceria, pois nesses anos de trabalho, a EMATER conseguiu facilitar crédito para muitos produtores, colaborando com a profissionalização e formalização das agriculturas familiares.
Ao final, a equipe destacou que para cada R$ 1,00 aplicado pela Prefeitura Municipal nos serviços prestados pela EMATER, foram revertidos R$ 8,93 para o Município, corroborando que os projetos ajudam tanto as famílias assistidas quanto a sociedade. Os Vereadores presentes na reunião destacaram a importância da continuidade da parceira e agradeceram pelo trabalho empenhado na cidade pela EMATER.