Câmara Municipal realiza Audiência Pública da CEI da COPASA

por Analista de Comunicação publicado 26/11/2019 11h55, última modificação 22/09/2021 11h12

No dia 21/11, a Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco realizou a audiência pública para a apresentação do relatório final da Comissão Especial de Inquérito que apurou as possíveis irregularidades nos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA.

A CEI da COPASA foi formada em março de 2019, por meio do requerimento 084/2018, representada pelos vereadores Gerson Gomes de Freitas, presidente da comissão, Reginaldo Victor Bastos, relator da comissão, Sérgio Aroeira Braga Filho, membro titular e os vereadores José Silvio Gomes e Hugo Elias de Lima Diniz como membros suplentes.

A comissão teve 180 dias para realizar a apuração e averiguação das possíveis irregularidades que chegaram aos vereadores por meio de reclamações da população. Durante os trabalhos, os vereadores visitaram bairros da cidade, a estação de tratamento de água e as Câmaras Municipais de Cataguases e Ubá, que também abriram comissões para investigar o serviço prestado pela empresa.

Além dos vereadores integrantes da comissão, estiveram presentes na audiência pública os Vereadores Alex Vinicius Coelho, Anisio Alves Ananias e Marinho José de Almeida Neto. Além dos edis, outros representantes estiveram na reunião: João Paulo Franco Machado Reis, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente da cidade, Luzitânio de Assis Brígido, ex- funcionário da Copasa de Visconde do Rio Branco, Tarciano Viana Martins,  2º Tenente da Polícia Militar, Raul Cardoso Filho, Presidente da Associação Amigos do Xopotó, Rafael Vilela, Advogado da CEI da Copasa da Câmara Municipal de Cataguases, Hercyl Neto, Vereador e membro da CEI da Copasa da Câmara Municipal de Cataguases, Geraldo Bragato, Vereador na Câmara Municipal de São Geraldo, Edeir Pacheco da Costa, Vereador e Presidente da CPI da Crise Hídrica da Câmara Municipal de Ubá, Padre Antônio Firmino, Igreja Matriz de São João Batista e Pastor Vanderlei Pedro Remídio, Igreja do Evangelho Quadrangular.

A Diretoria local e regional da Companhia de Saneamento de Minas Gerais - COPASA também foi convidada, mas não mandou nenhum representante à audiência, enviando apenas um ofício explicando sobre a impossibilidade de comparecimento. O presidente da comissão, Gerson Gomes, iniciou a reunião falando sobre os motivos que levaram à abertura da CEI e da responsabilidade dos Vereadores de fiscalizar e investigar os serviços prestados para a população.

Depois, o Vereador Reginaldo Victor Bastos, relator da comissão, apresentou o relatório com fotos, vídeos e depoimentos da população, com as principais irregularidades encontradas. O relatório também destacou os pontos em desacordo com o contrato assinado entre a COPASA e o Poder Executivo.

Em seguida, a população teve a oportunidade de fazer perguntas aos componentes da mesa, mas com a falta de um representante da COPASA, os populares se limitaram a reclamar e expor os problemas já que não haveria nenhuma resposta oficial da companhia em relação aos questionamentos.

Ao final da audiência, cada integrante da mesa se pronunciou sobre a situação e pôde dividir com a comissão e a população suas experiências e possíveis soluções para os problemas enfrentados.

O relatório final foi entregue, no dia 25/10, ao promotor Luiz Fernando Câmara Simões Júnior, promotor de justiça, que a partir de agora irá apurar as irregularidades identificadas durante os levantamentos realizados pelo grupo. O relatório também será encaminhado ao Poder Executivo com a sugestão de medidas a serem tomadas. Para conferir a transmissão da Audiência Pública, acesse o canal no YouTube

Para conferir todas as fotos da audiência, clique aqui.