Câmara implementa sistema de ponto eletrônico

por Analista de Comunicação publicado 10/10/2019 15h50, última modificação 22/09/2021 11h15

Em consonância com o requerimento Nº 69/2018, de autoria do vereador Gerson Gomes de Freitas (PTC), e seguindo as recomendações do Ministério Público, a Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco implementou na casa o controle dos funcionários via ponto eletrônico.

Anteriormente, o controle era feito de modo manual o que demandava mais tempo de aferição por parte do Departamento de Recursos Humanos. Assim, ao implementar o novo sistema, a equipe responsável pelo controle tem mais celeridade na conferência, além da transparência tanto para os funcionários quanto para os gestores, uma vez que o sistema registra horário e data que o servidor chegou e saiu do trabalho, mediante controle biométrico.

As entradas e saídas são registradas no sistema, além de um comprovante que é emitido para o funcionário. A guarda desses papéis é importante, pois caso o sistema não registre corretamente a entrada ou saída, o funcionário poderá requerer a alteração junto ao departamento de RH.

O ponto começou a funcionar em setembro e, nesse mês, a aferição foi realizada nos dois modos: manual e digital, caso a segunda opção apresentasse algum erro. Além disso, esse tempo também foi dado aos funcionários para que eles se habituassem com o sistema e ao setor de RH para entender as funcionalidades do equipamento.