Câmara constitui Comissão Especial de Inquérito para apurar serviços da COPASA
Criação da Comissão
No dia 04 de dezembro de 2018, os Vereadores Gerson Gomes de Freitas (PTC), Marinho do Hospital (PSB) e Reginaldo Victor Bastos (PT) entraram com o Requerimento 84/2018 junto à Mesa Diretora para tratar da abertura de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar as possíveis irregularidades nos serviços prestados pela Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) em Visconde do Rio Branco.
A abertura da CEI foi motivada depois das reclamações e denúncias sobre a qualidade da água que chega às residências e lojas da cidade. Os Vereadores receberam amostras de vários bairros e, na maioria delas, a água contém sedimentos e coloração anormal com a compatível para utilização.
O Requerimento foi votado e aprovado pela Casa e, no dia 19 de março, a Resolução 544/2019 foi publicada, formalizando a criação da Comissão. Dando seguimento aos trabalhos, a Comissão foi formada por três Vereadores e 2 Suplentes e tem 90 dias para conclusão dos trabalhos, prorrogáveis por igual período.
No dia 20/03, a Presidente da Câmara Municipal, Maria Amábile Cadedo (PT), publicou a Portaria 048/2019 com a nomeação dos membros da Comissão. Respeitando o equilíbrio partidário, foram escolhidos: Gerson Gomes de Freitas (PTC), Jose Silvio Gomes (MDB), Marinho José de Almeida Neto (PSB), Sérgio Aroeira Braga Filho (PSL) e Reginaldo Victor Bastos (PT).
Reuniões realizadas
Na primeira reunião, no dia 28/03, os membros da Comissão se reuniram e designaram o Vereador Gerson como Presidente, o Vereador Reginaldo para a função de Relator e o Vereador Sérgio como Membro Titular.
Os Vereadores José Silvio e Marinho serão Membros Suplentes. "A criação da Comissão foi muito importante, pois vivemos um grande problema com a água e esgoto do município. Por isso, além de averiguar as questões referentes a água, fiscalizaremos também como anda a implantação da captação e tratamento do esgoto em Visconde do Rio Branco," explica Gerson.
Para dar andamento aos trabalhos, o Presidente da Comissão já requereu junto a presidente da Câmara que seja feito um processo de licitação para a contratação de um Químico ou laboratório da área para realizar análise da água. A Comissão também fará visitas à estação de tratamento do município e de outros pontos críticos.
"Mesmo que tenhamos 180 dias no total para concluir os trabalhos, a intenção é que possamos encerrar a Comissão tão logo todas as informações sejam apuradas.
Depois, com um relatório em mãos, pretendemos realizar uma audiência pública com a empresa e representantes da cidade, a fim de encontramos uma solução para esse problema", finaliza o Presidente da Comissão.