Câmara aprova dois projetos voltados para uso consciente da água

por Analista de Comunicação — publicado 19/03/2025 10h00, última modificação 19/03/2025 10h02

Desde 1993, o dia 22 de março é decretado como o Dia Mundial da Água e, sobre esse assunto, necessário e cada vez mais urgente, o plenário aprovou amplamente dois projetos de lei que preveem a adoção de nascentes e o uso consciente deste recurso natural. As proposições são de autoria do vereador Gerson Gomes de Freitas (Amigo Xereba) e foram apresentadas na sessão desta terça-feira, 18.

O presidente Marinho José de Almeida Neto iniciou a sessão registrando ofícios e, em seguida, o secretário Cláudio Roberto de Castro leu a ordem do dia e as moções.

As indicações e os requerimentos foram aprovados por dez votos a zero.

O vereador João Batista de Freitas do Nascimento pediu vista do Projeto de Lei Ordinária 2159/2025, de autoria do vereador Robson-Nei Renier Capobiango, o qual dispõe sobre a delimitação das Áreas Urbanas Consolidadas (AUC) e a definição das Áreas de Preservação Permanente (APP) em Área Urbana Consolidada (AUC).

Os seguintes PLs foram aprovados:

Vereador Gerson Gomes de Freitas 

- Projeto de Lei Ordinária 2173/2025: institui o programa “Adote Uma Nascente de Água: Fonte de Vida”, no âmbito do Município de Visconde do Rio Branco;

- Projeto de Lei Ordinária 2174/2025: institui a “Semana Municipal do Uso Consciente da Água: Fonte de Vida”, a ser comemorada na semana que compreender o dia 22 de março de cada ano. 

“Aprendi desde cedo com meu avô sobre a necessidade de proteção da água e foi com ele que ouvi que a água é fonte de vida. Anos mais tarde, o Papa João Paulo II também usou esse termo para se referir à água com jovens aqui no Brasil. Esse projeto já está sendo colocado em prática e queremos agora a parceria das empresas da cidade”, avaliou o vereador Gerson Gomes.

A sessão completa está disponível no canal TV Câmara, no YouTube.