Alunos do Parlamento Jovem gravam vídeo para divulgar concurso de redações
A proposta do Parlamento Jovem é incentivar estudantes do Ensino Médio a participarem da vida política do poder legislativo do país. A formação política é importante, uma vez que faz com que os jovens reflitam sobre temas tão importantes quanto a discriminação étnico-racial, tema do PJ 2019, transformando reflexões em projetos de leis.
Concurso de redações
Foi dessa vontade em dividir e partilhar conhecimento que o aluno João Victor Lopes Teixeira, da Escola Estadual Dr. Celso Machado, resolveu propor um concurso de redação sobre o tema desse ano. O estudante explicou que participar do PJ é muito importante, mas nem todos os alunos tem essa oportunidade, pois já possuem outros compromissos escolares no mesmo horário dos encontros semanais.
"Eu participei do Parlamento Jovem no ano passado e vi como o projeto foi importante para mim. Assim, pensei que ao propor um concurso de redação, eu poderia fazer com que meus amigos também fizessem parte do PJ e refletissem sobre o tema, mesmo que eles não frequentassem as reuniões", explicou o aluno.
João Victor conversou com sua professora de Sociologia e explicou a proposta. Depois, o aluno entrou em contato o Coordenador da Escola do Legislativo, Claudiney Malta, e pediu algum material de apoio para explicar e divulgar o tema. A ideia se espalhou e os alunos: Rhainnara Salermo, Luccas Ignachitti, Vagner Schettini e Talita Teixeira conversaram com seus professores e sugeriram a redação como atividade complementar das aulas de Português.
A proposta deu tão certo que mais de 100 alunos participaram e entregaram redações, e os 5 melhores serão premiados e homenageados junto aos seus professores, em uma sessão especial na Câmara Municipal de Visconde do Rio Branco.
Gravação do vídeo
Aproveitando o engajamento dos alunos, o Coordenador da Escola do Legislativo resolveu fazer uma oficina diferente e realizar uma gravação de vídeo para divulgar e contar um pouco sobre o concurso.
Claudiney convidou Aluísio Eduardo Medeiros, Diretor do Departamento de Comunicação da Prefeitura, para auxiliar nas gravações. Os alunos e o Vereador José Silvio Gomes, que é o Diretor da Escola do Legislativo passaram uma tarde agradável com muita música, piquenique e bate-papo.
O encontro começou no Condomínio LagoonVille, que possui uma linda área de convivência onde os estudantes confraternizaram enquanto as gravações eram realizadas.
Depois, o grupo seguiu para a Fazenda Santana, importante fazenda da região que abrigou escravos no século XIX e ainda guarda recordações da época, como os detalhes da escadaria da entrada principal que eram retorcidos à mão pelos escravos.
Ainda no local, o grupo aproveitou para tirar a foto #ComoVejoMinhaCidade, campanha organizada pelo Parlamento Jovem de Minas que incentiva os alunos a retratem momentos que tenham relação com o tema do PJ desse ano. Dessa forma, a fazenda que faz parte da história da escravidão no Brasil foi o cenário escolhido para a foto.