1ª reunião dos coordenadores do Polo Caparaó é realizada em Viçosa

por Analista de Comunicação publicado 13/01/2020 14h40, última modificação 22/09/2021 11h09

No dia 10/01, os coordenadores das cidades representantes do Polo Caparaó se reuniram na Câmara Municipal de Viçosa para organizarem os trabalhos que serão realizados ao longo do ano de 2020.

Neste ano, 4 novas cidades entraram para o polo, totalizando assim 12 cidades integrantes: Ervália (câmara ingressante), Mariana (câmara ingressante), Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Rio Doce (câmara ingressante), São Francisco do Glória (câmara ingressante), Ubá, Urucânia,  Viçosa e Visconde do Rio Branco.

Na reunião, os coordenadores trocaram experiências sobre as mobilizações nos municípios, explicando para as câmaras ingressantes como se divide cada fase. Discutiram também sobre a  programação das atividades do polo, organizando o calendário regional com as datas dos encontros, plenária e Grupos de Trabalho (GT). Além disso, a visita técnica da equipe da Assembleia de Minas já foi agendada para o dia 06 de maio.

Parlamento Jovem 2020

A temática escolhida pelos estudantes para o Parlamento Jovem de Minas de 2020 é "Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável" e convida os alunos a pensarem sobre formas de ocupação do planeta, modelos sustentáveis e impactos na natureza causados pelo ser humano.

Para ampliar o debate, o tema será dividido em subtemas que nortearão os grupos de discussões:

Subtema 1: Mudanças climáticas e proteção da biodiversidade;

Subtema 2: Práticas sustentáveis e desenvolvimento econômico;

Subtema 3: Recursos hídricos e saneamento básico.

Cada câmara é responsável por organizar oficinas periódicas para debater sobre o tema. A mobilização nas escolas começa em fevereiro e em março já acontecem os primeiros encontros.

Essas oficinas ajudarão os alunos a criarem as propostas nas etapas municipais, que depois serão debatidas e votadas na plenária regional e, finalmente, 9 propostas serão escolhidas na etapa estadual, que acontece em Belo Horizonte no mês de setembro.